Ao visualizar a guia, passamos ao preenchimento:
Dados da Guia
1 - Registro na ANS: O campo refere-se ao registro da Operadora na ANS. No SAW o campo já virá preenchido.
2 - Número da Guia: O campo número da guia aparecerá em branco no sistema, mas poderá ser editado pelo usuário. No caso da guia estar sendo gerada diretamente no sistema, o usuário deverá deixar o campo em branco, para que ao final da solicitação o sistema gere um número de guia. Caso o usuário esteja transcrevendo uma guia em meio físico para o sistema, deverá inserir no campo 2 - Número da Guia, o número da guia em meio físico.
3 - Número da Guia Principal Pesquisar: O campo número da guia aparecerá em branco no sistema, mas poderá ser editado pelo usuário. No caso de a guia estar sendo gerada diretamente no sistema, o usuário deverá deixar o campo em branco, para que ao final da solicitação o sistema gere um número de guia. Caso o usuário esteja transcrevendo uma guia em meio físico para o sistema, deverá inserir no campo 2 - Número da Guia, o número da guia em meio físico.
4- Data da autorização: Para preencher este campo o usuário deverá clicar em Pesquisar para localizar e validar a guia principal e vinculá-la à nova guia. Ao clicar em Pesquisar, será aberta uma tela com alguns campos para preenchimento e localização da guia principal. O usuário deverá selecionar o Tipo de Guia e preencher o Número da Guia e Beneficiário, após o preenchimento deverá clicar na lupa para localizar a guia.
5 - Senha: O campo refere-se ao número da autorização fornecido pela Unimed. A senha só terá validade quando a guia se encontrar nos status Autorizada ou Autorizada Parcial.
6 - Data de Validade da Senha: Será preenchida automaticamente pelo sistema. O prazo de validade das autorizações é de 30 dias, a contar da data da autorização.
7 - Data de Emissão da Guia: O sistema preencherá automaticamente com a data atual.
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Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados de identificação da Guia.
Dados do Beneficiário
8 - Número da Carteira: Campo que deverá ser inserido o número da carteirinha do beneficiário. Está dividido em dois pequenos campos:
O primeiro campo comporta 3 dígitos, que são referentes à Unimed do Beneficiário. Ao digitar os três primeiros números da carteira, ao lado do campo aparecerá o nome da Unimed do beneficiário para que o usuário possa conferir com a carteira do beneficiário e evitar erros de digitação.
O segundo campo comporta 13 dígitos que são referentes à matrícula e ao dígito verificador do beneficiário. Ao preencher o número da carteirinha, caso a Unimed do Beneficiário utilize o SAW, os demais dados do beneficiário serão preenchidos automaticamente. Se a Unimed do Beneficiário não utilizar o SAW, o usuário estes serão preenchido manualmente.
9 - Plano: O campo para o plano do beneficiário, quando não vier preenchido automaticamente, poderá ser verificado na carteirinha do beneficiário, caso não exista um campo específico na carteirinha informando o plano, o usuário poderá preencher com a abrangência de atendimento do usuário: Nacional ou Regional.
10 - Validade da Carteirinha: A validade da carteirinha é um dado importante para a autorização de procedimentos. É uma boa prática preencher o campo correspondente à validade da carteirinha, mesmo sendo opcional.
11 - Nome: Campo para ser inserido o Nome do Beneficiário.
12 - Número do Cartão Nacional de Saúde: Poderá ser inserido o número do Cartão Nacional de Saúde, lembrando que é um campo opcional.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados do beneficiário.
Dados do Contratado Solicitante
13 - Código da Operadora: O campo Código na Operadora utiliza um recurso para fácil preenchimento dos campos, o usuário poderá inserir o código do prestador na operadora ou partes do nome do prestador que o SAW irá mostrando automaticamente os prestadores existentes.
Clique no prestador correto para que o sistema preencha os demais campos
automaticamente. Caso o prestador selecionado no campo 13 seja uma pessoa
física, o campo 16 torna-se opcional, caso contrário o usuário deverá preencher
o campo 16 com o Nome do Profissional Solicitante.
14 - Nome do Contratado: Será preenchido automaticamente quando o campo 13 for preenchido.
15 - Código CNEs: Código CNES do prestador contratado.
16 - Nome do Profissional Solicitante: Possui a forma de preenchimento idêntica ao campo 13 - Código na Operadora. Ao preencher o campo, o sistema irá preencher automaticamente os demais campos. Caso o SAW deixe algum campo obrigatório em branco, o usuário poderá preencher manualmente.
17 - Conselho Profissional: Sigla do conselho profissional do executante conforme a tabela de domínio da ANS.
18 - Número no Conselho: Número no conselho do profissional executante.
19 - UF Conselho: Sigla da Unidade Federativa do Conselho Profissional do executante.
20 - Código CBO-S: Código da especialidade do contratado conforme a tabela de domínio.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados do contratado solicitante.
21 - Data/Hora da Solicitação: Data e hora da solicitação.
22 - Caráter da Solicitação: Eletiva ou Urgência.
23 - CID 10: Código internacional da doença do beneficiário.
24 - Indicação Clínica: Indicação clínica da doença do beneficiário.
25 - Tabela: Deverá ser selecionada no Campo 34 a tabela a qual pertencerá os serviços solicitados. As tabelas disponíveis estão de acordo com a tabela de domínio da ANS. O usuário deverá preencher a tabela segundo o contrato com a Unimed. Repare que o primeiro procedimento está bloqueado com a tabela Outras. O primeiro procedimento deverá ser preenchido com o tipo de diária solicitada.
26 - Código: O campo código poderá ser preenchido diretamente com o código do exame/procedimento a ser realizado, caso o usuário não saiba o código a que se refere o procedimento, poderá digitar também partes da descrição para que o sistema mostre as opções possíveis. No primeiro procedimento deverá ser selecionado o tipo de diária de acordo com as opções mostradas no sistema.
27 - Descrição: Será preenchido automaticamente após o preenchimento do campo 35.
28 - Quantidade Solicitada: Deverá ser inserida a quantidade do procedimento solicitado.
29 - Quantidade Autorizada: Será preenchido automaticamente após a autorização da solicitação.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados da solicitação / procedimentos e exames solicitados.
Dados do Contratado Executante
30 - Código na Operadora: O campo Código na Operadora utiliza um recurso para fácil preenchimento dos campos, o usuário poderá inserir o código do prestador na operadora ou partes do nome do prestador, que o SAW irá mostrar automaticamente os prestadores existentes.
Clique no prestador correto para que o sistema preencha os demais campos automaticamente.
Caso o prestador selecionado no campo 30 seja uma pessoa física, o campo 40 torna-se opcional,
se não o usuário deverá preencher o campo 40 com o Nome do Profissional Executante.
31 - Nome do Contratado: Será preenchido automaticamente quando o campo 30 for preenchido.
32 - T.Log: Tipo de Logradouro conforme a tabela de domínio da ANS.
33 - Logradouro: Logradouro do endereço do contratado.
34 - Número: Número do endereço do contratado.
35 - Complemento: Complemento do endereço do contratado.
36 - Município: Município do contratado.
37 - UF: Sigla da Unidade Federativa do contratado.
38 - Código do IBGE: Código do IBGE do município do contratado.
39 - CEP: CEP do contratado.
40 - Código CNEs: Código CNES do prestador contratado.
40a - Código na Operadora do Executante Complementar: Possui a forma de preenchimento idêntica ao campo 30 - Código na Operadora. Ao preencher o campo, o sistema irá preencher automaticamente os demais campos. Caso o SAW deixe algum campo obrigatório em branco, o usuário poderá preencher manualmente. O campo 40a deverá ser inserido para cadastrar na solicitação o Nome do Profissional Executante.
41 - Nome do Profissional Executante/Complementar: Será preenchido automaticamente após o preenchimento do campo 40a.
42 - Conselho Profissional: Sigla do conselho profissional do executante conforme a tabela de domínio da ANS.
43 - Número no Conselho: Número no conselho do profissional executante.
44 - UF Conselho: Sigla da Unidade Federativa do Conselho Profissional do executante.
45 - Código CBO-S: Código da especialidade do contratado conforme a tabela de domínio.
45a - Grau de Participação: Grau de Participação de acordo com a tabela de domínio da ANS.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados do contratado executante.
Dados do Atendimento
46 - Tipo do Atendimento: Tipo de Atendimento de acordo com a tabela de domínio da ANS.
47 - Indicação de Acidente: Indicação de Acidente de acordo com a tabela de domínio da ANS.
48 - Tipo de Saída: Retorno, Retorno com SADT, Referência, Internação ou Alta. Este campo deverá ser preenchido após o atendimento.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados do atendimento.
Dados do Consulta Referência
49 - Tipo de Doença: Aguda ou Crônica.
50 - Tempo de Doença: Tempo da doença referido pelo paciente e unidade de tempo: Anos, Meses ou Dias.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados da consulta referência.
Dados dos Procedimentos e Exames realizados
51 - Data: Data da realização do procedimento.
52 - Hora Inicial: Hora Inicial da execução do procedimento.
53 - Hora Final: Hora final da execução do procedimento.
54 - Tabela: Estará disponível para escolha somente as tabelas utilizadas na solicitação.
55 - Código do Procedimento: Estará disponível para escolha somente os códigos dos procedimentos solicitados.
56 - Descrição: Será preenchida automaticamente após o preenchimento do campo 55.
57 - Quantidade: Quantidade do procedimento executado.
58 - Via de Acesso: Única, Mesma Via ou Diferentes Vias.
59 - Tecnologia: Convencional ou Vídeolaparoscopia.
60 - Red./Acres.: Porcentagem de redução ou acréscimo no caso de cirurgia múltipla ou radiologia de múltiplas áreas
61 - Valor Unitário: Valor unitário do procedimento.
62 - Valor Total: Valor total do procedimento.
63 - Data e Assinatura dos Procedimentos em Série: Data e assinatura de cada sessão dos procedimentos em série. Este campo deverá ser preenchido manualmente após a impressão da guia.
64 - Observação: O campo observação poderá conter alguma informação pertinente à solicitação.
65 - Total dos Procedimentos: Valor total dos procedimentos executados
66 - Total de taxas e Aluguéis: Valor total de taxas e aluguéis que envolveram os procedimentos.
67 - Total de Materiais: Valor total de materiais utilizados na execução dos procedimentos.
68 - Total de Medicamentos: Valor total de medicamentos utilizados.
69 - Total de Diárias: Valor total das diárias utilizadas.
70 - Total de Gases Medicinais: Valor total de gases medicinais utilizadas nos procedimentos.
71 - Total Geral da Guia: Valor total geral da guia.
86 - Data e Assinatura do Solicitante: Data e assinatura do solicitante.
87 - Data e Assinatura do Responsável pela Autorização: Data e assinatura do responsável pela Autorização.
88 - Data e Assinatura do Beneficiário ou Responsável: Data e assinatura do beneficiário ou responsável.
89 - Data e Assinatura do Prestador Executante: Data e assinatura do prestador executante.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados dos procedimentos realizados.
Dados de OPM Solicitados
72 - Tabela: Tabela da OPM solicitada.
73 - Código OPM: Deverá ser inserido o código da OPM solicitada.
74 - Descrição OPM: Deverá ser inserida a descrição da OPM solicitada.
75 - Quantidade: Quantidade da OPM.
76 - Fabricante: Fabricante da OPM.
77 - Valor Unitário: Valor unitário da OPM.
Imagem: formulário para cadastro de Guias SP/SADT, dados de OPM solicitados.
Dados de OPM Realizados
78 - Tabela: Código da Tabela de OPM conforme tabela de domínio
79 - Código OPM: Deverá ser inserido o código da OPM utilizada.
80 - Descrição OPM: Deverá ser inserida a descrição da OPM utilizada.
81 - Quantidade: Quantidade utilizada de OPM.
82 - Código de Barras: Código de barras identificador da OPM utilizada.
83 - Valor Unitário: Valor unitário da OPM.
84 - Valor Total: Valor total da OPM utilizada. (OPM x Quantidade)
85 - Total OPM: Valor total das OPMs utilizadas.