Ao visualizar a guia, passamos ao preenchimento:
Dados da Guia
1 - Registro na ANS: O campo refere-se ao registro da Operadora na ANS. No SAW o campo já virá preenchido.
2 - Número da Guia:O campo número da guia aparecerá em branco no sistema, mas poderá ser editado pelo usuário. No caso da guia estar sendo gerada diretamente no sistema, o usuário deverá deixar o campo em branco, para que ao final da solicitação o sistema gere um número de guia. Caso o usuário esteja transcrevendo uma guia em meio físico para o sistema, deverá inserir no campo 2 - Número da Guia o número da guia em meio físico.
3 - Nº Guia de Solicitação: O preenchimento desse campo é obrigatório para a continuação do preenchimento da guia e para preencher deve ser realizada uma pesquisa nas guias de internação informando o número da guia ou o número da carteirinha do beneficiário.
4 - Data da Autorização: A data da autorização será preenchida automaticamente pelo sistema quando a solicitação for autorizada. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
5 - Senha: O campo refere-se ao número da autorização fornecido pela Unimed. A senha só terá validade quando a guia se encontrar nos status Autorizada ou Autorizada Parcial. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
6 - Data de Validade da Senha: Será preenchida automaticamente pelo sistema. O prazo de validade das autorizações é de 30 dias, a contar da data da autorização. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
7 - Data de Emissão da Guia: O sistema preencherá automaticamente com a data atual. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Resumo de Internação, campos de identificação da Guia.
Imagem: Formulário para Pesquisar e selecionar a Guia Principal (campo 3).
Dados do Beneficiário
8 - Número da Carteira: Campo que deverá ser inserido o número da carteirinha do beneficiário. Está dividido em dois pequenos campos:
o primeiro campo comporta 3 dígitos, que são referentes à Unimed do Beneficiário. Ao digitar os três primeiros números da carteira, ao lado do campo aparecerá o nome da Unimed do beneficiário para que o usuário possa conferir com a carteira do beneficiário e evitar erros de digitação.
o segundo campo comporta 16 dígitos que são referentes à matrícula do beneficiário. Ao preencher o número da carteirinha, caso a Unimed do Beneficiário utilize o SAW, os demais dados do beneficiário serão preenchidos automaticamente. Se a Unimed do Beneficiário não utilizar o SAW, o usuário estes serão preenchido manualmente.
Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
9 - Plano: O campo para o plano do beneficiário, quando não vier preenchido automaticamente, poderá ser verificado na carteirinha do beneficiário, caso não exista um campo específico na carteirinha informando o plano, o usuário poderá preencher com a abrangência de atendimento do usuário: Nacional ou Regional. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
10 - Validade da Carteirinha: A validade da carteirinha é um dado importante para a autorização de procedimentos. É uma boa prática preencher o campo correspondente à validade da carteirinha, mesmo sendo opcional. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
11 - Nome: Campo para ser inserido o Nome do Beneficiário. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
12 - Número do Cartão Nacional de Saúde: Poderá ser inserido o número do Cartão Nacional de Saúde. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Resumo de Internação, dados do beneficiário.
Dados do Contratado Execultante
13 - Código na Operadora: O campo Código na Operadora utiliza um recurso para fácil preenchimento dos campos, o usuário poderá inserir o código do prestador na operadora ou partes do nome do prestador executante, que o SAW irá mostrando automaticamente os prestadores existentes. Porém na Guia Resumo de Internação, não é possível alterar os dados herdados da Guia Principal solicitada no campo 3.
14 - Nome do Contratado: Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
15 - Código CNEs: Código CNES do prestador contratado. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
16 - Tipo do Logradouro: Tipo do logradouro de acordo com a tabela de domínio. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
17 - Logradouro: Nome completo do logradouro. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
18 - Número: Número do endereço. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
19 - Complemento: Complemento do endereço. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
20 - Município: Nome do município / localidade. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
21 - UF: Sigla da unidade federativa. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
22 - Código IBGE: Código do município da Tabela do IBGE. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
23 - CEP: CEP do endereço do contratante executante. Dados informados na Guia principal e não é possível alterar.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Resumo de Internação, dados do contratado executante.
Dados da Internação
24 - Caráter da Internação: Caráter da internação de acordo com a tabela de domínio Eletivo ou Urgência / Emergência.
25 - Tipo Acomodação Autorizada: Tipo da acomodação autorizada para internação de acordo com tabela de domínio.
26 - Data/Hora da Internação: Data e hora do início da internação. Esse campo deve ser preenchido manualmente pelo prestador no momento do cadastro da guia de resumo de internação.
27 - Data/Hora Saída Internação: Data e hora da alta da internação.
28 - Tipo Internação: Tipo da internação realizada de acordo com a tabela de domínio.
29 - Regime de Internação: Regime da internação de acordo com tabela de domínio.
30 - Internação Obstétrica: Informações referentes a internação obstétrica podendo ser selecionado mais de uma opção caso necessário. O campo não é de preenchimento obrigatório.
31 - Se óbito em mulher: Informações referentes a mulher em caso de óbito. O campo não é de preenchimento obrigatório.
32 - Se óbito neonatal: Em caso de óbito neonatal, informar as quantidades referentes ao Número de óbitos neonatal precoce e Número de óbitos neonatal tardio. O campo não é de preenchimento obrigatório.
33 - Nº. Decl. Nasc. Vivos: Número da declaração de nascidos vivos. O campo não é de preenchimento obrigatório.
34 - Qtde. Nasc. Vivos a Termo: Quantidade de nascidos vivos. O campo não é de preenchimento obrigatório.
35 - Qtde. Nasc. Mortos: Quantidade de nascidos mortos. O campo não é de preenchimento obrigatório.
36 - Qtde. Nasc. Vivos Prematuro: Quantidade de nascidos prematuros. O campo não é de preenchimento obrigatório.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Internação, dados da internação.
Dados da Saída da Internação
37 - CID10 Principal: Código CID10 do diagnóstico principal. O CID deverá ser digitado sem pontos.
38 - CID10 (2): Código CID10 do segundo diagnóstico. O campo não é de preenchimento obrigatório.
39 - CID10 (3): Código CID10 do terceiro diagnóstico. O campo não é de preenchimento obrigatório.
40 - CID10 (4): Código CID10 do quarto diagnóstico. O campo não é de preenchimento obrigatório.
41 - Indicador de Acidente: Indicar se houve acidente ou doença relacionada a trabalho, ou acidente ou doença relacionada a trabalho a trânsito ou outros. O campo não é de preenchimento obrigatório.
42 - Motivo Saída: Motivo de saída da internação de acordo com tabela de domínio.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Internação, dados da saída da internação.
Procedimentos e Exames Realizados
Selecione: Esse campo deve ser marcado para habilitar a edição dos demais campos de uma linha da tabela de procedimentos e exames realizados.
45 - Data: O campo deverá ser preenchido com a data de realização do procedimento ou exame no padrão dd/mm/aaaa.
46 - Hora Inicial: Informar a hora em que foi iniciado o procedimento ou exame no padrão hh:mm.
47 - Hora Final: Informar a hora em que foi encerrado o procedimento ou exame no padrão hh:mm.
48 - Tabela: Deverá ser selecionada no Campo 48 a tabela a qual pertencerá os serviços solicitados. As tabelas disponíveis estão de acordo com a tabela de domínio da ANS.
49 - Cód. Proced.: O campo código poderá ser preenchido diretamente com o código do exame/procedimento realizado, e caso o usuário não saiba o código a que se refere o procedimento, poderá digitar também partes da descrição para que o sistema mostre as opções possíveis.
50 - Descrição: Será preenchido automaticamente após o preenchimento do campo 49.
51 - Qtde.: Deverá ser inserido a quantidade do procedimento ou exame realizado.
52 - Via: Via de acesso de acordo com a tabela de domínio.
53 - Téc.: Técnica utilizada de acordo com a tabela de domínio.
54 - % Red./ Acrésc.: Percentual de redução ou acréscimo sobre o valor do procedimento realizado.
55 - Valor Unitário: Valor monetário de cada procedimento ou exame realizado.
56 - Valor Total: Valor monetário do procedimento levando-se em consideração a quantidade executada.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Internação, dados procedimentos e exames realizados.
Identificação da Equipe
Selecione: Esse campo deve ser marcado para habilitar a edição dos demais campos de uma linha da tabela de informação da Equipe.
57 - Seq. Ref.: Número seqüencial do procedimento que relaciona à equipe executante.
58 - Gr. Part.: Grau de participação do profissional na equipe médica de acordo com a tabela de domínio.
59 - Código na Operadora / CPF: O campo código poderá ser preenchido diretamente com o código do profissional, caso o usuário não saiba o código a que se refere o procedimento, poderá digitar também partes do código ou do nome do profissional para que o sistema mostre as opções possíveis.
60 - Nome do Profissional: Nome do profissional participante da equipe médica, esse campo é preenchido automaticamente ao informar o campo 59 podendo também ser modificado.
61 - Conselho Prof.: Código do conselho profissional, esse campo é preenchido automaticamente ao informar o campo 59 podendo também ser modificado.
62 - Número Conselho: Número da identificação do profissional no conselho profissional, esse campo é preenchido automaticamente ao informar o campo 59 podendo também ser modificado.
63 - UF: Sigla identificadora da unidade federativa, esse campo é preenchido automaticamente ao informar o campo 59 podendo também ser modificado.
64 - CPF: Número do CPF do profissional participante da equipe médica.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Internação, dados identificação da equipe.
OPM Utilizados
Selecione: Esse campo deve ser marcado para habilitar a edição dos demais campos de uma linha da tabela de OPM utilizados.
65 - Tabela: Tabela da OPM solicitada.
66 - Código OPM: Deverá ser inserido o código da OPM solicitada.
67 - Descrição OPM: Deverá ser inserida a descrição da OPM solicitada.
68 - Quantidade: Quantidade da OPM.
69 - Fabricante: Fabricante da OPM.
70 - Valor Unitário: Valor unitário da OPM.
71 - Valor Total OPM: Valor monetário da OPM levando-se em consideração a quantidade realizada.
72 - Total OPM: Valor total da guia incluindo todos os procedimentos executados.
73 - Tipo Faturamento: Indica se o faturamento é do tipo parcial ou total segundo tabela de domínio.
74 - Total de Procedimentos: Valor total dos procedimentos. Somatório de todos os itens de procedimentos levando em consideração a quantidade.
75 - Total de Diárias: Somatório de todos os itens de diária levando em consideração a quantidade.
76 - Total de Taxas e Alugueis: Somatório de todos os itens das taxas/aluguéis levando em consideração a quantidade.
77 - Total de Materiais: Somatório de todos os itens de materiais levando em consideração a quantidade.
78 - Total de Medicamentos: Somatório de todos os itens de medicamentos levando em consideração a quantidade.
79 - Total de Gases Medicinais: Somatório de todos os itens de Gases Medicinais levando em consideração a quantidade.
80 - Total Geral: Somatório de todos os valores totais. Procedimento + Diárias + Taxas / Aluguéis + Materiais + Medicamentos + Gases Medicinais.
81 - Observações: Campo para observações adicionais.
Imagem: formulário para cadastro de Guia de Internação, dados de OPM utilizados.