Operação - Enviar Lote de Faturamento (arquivo XML)

Descrição Regras de Negócio Restrições

Operação que permite enviar os Lotes de Faturamento em formato de arquivo XML.

 

 

1- Categorias de erros de validação de XML

  • Erros de conteúdo - significa que o conteúdo do lote está em desacordo com algum item de validação habilitado pela Operadora;

  • Erros de estrutura - significa que o arquivo XML está com layout incorreto, diferente do padrão TISS;

 

2- Validações realizadas pelo sistema nos lotes de faturamento enviados

  • Versão do xml;

  • Valorização de procedimentos;

  • Valida beneficiário (ativo, cobertura, código);

  • Validação de tabelas;

  • Além de toda a validação de layout (estrutura e conteúdo);

  • Outras validações definidas / acordadas com a Operadora;

3- Pré-condições para visualizar as guias TISS do lote

  • Lote de faturamento fechado ou em auditoria técnica;

 

4- Tipos de Lotes de Faturamento / arquivo XML

O lote de faturamento só pode conter guias do mesmo tipo do lote, ou seja:

  • SP/SADT;

  • RESUMO INTERNAÇÃO;

  • CONSULTA;

  • HONORÁRIOS;

  • ODONTOLOGIA;

 

5- Tipos de Faturamento

  • Faturamento Seriado: faturamento de procedimentos que são realizados de forma seriada, ou seja, procedimentos como fisioterapia (que possuem data de realizações distintas). Neste caso o faturamento realizado diz respeito aos procedimentos, o que permite que uma mesma guia esteja presente em um ou mais lotes de faturamento;

  • Faturamento Total:  diz respeito a totalidade dos procedimentos realizados (em uma única guia) o que não permite que uma mesma guia esteja presente em mais de um lote de faturamento;

 

6- Prazo de Faturamento

  • O prazo para faturamento de uma Guia é determinado / parametrizado por cada Operadora;

  • O prazo default (padrão) para faturamento de uma Guia é de 40 dias a contar da data de realização do (s)  procedimento (s);

 

7- Quantidade de Guias por Lote

  • O total de guias permitidas por lote de faturamento é de no máximo 100 Guias (Padrão TISS);

  • O número mí­nimo de guias que compõem um lote de faturamento é de pelo menos 1 guia;

 

8- Status do Lote de Faturamento (Ciclo de Vida)

  • Em aberto - status definido quando o Lote de Faturamento  não é fechado pelo Prestador;

  • Fechado - status definido quando o lote de faturamento está disponível para análise na Operadora. Enquanto o Lote de Faturamento estiver com esse status o mesmo não pode ser alterado pelo Prestador e está ENTREGUE a Operadora;

  • Em análise - status definido quando o Lote de Faturamento estiver em análise na Operadora, esse é o status inicial do Lote de Faturamento, após a Operadora iniciar o atendimento;

  • Revisão - status definido quando na análise do Lote de Faturamento pela Operadora, for encontrada alguma pendência. Neste caso o Prestador deve corrigir a pendência e reenviar o Lote no SAW, alterando novamente seu status para Fechada;

  • Processado - status definido após a análise do Lote da Operadora. É a situação final do Lote de Faturamento na Operadora, e a partir deste momento o Lote de Faturamento está disponível para download pelo Prestador, do arquivo XML de Demonstrativo de Pagamento e opcionalmente, o Demonstrativo de Glosa.

  • Aguardando auditoria técnica- status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica de Contas Médicas, porém a auditoria não foi iniciada;

  • Em auditoria - status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica e que já iniciou o processo de auditoria;

  • Pendente de aprovação: status atribuído aos lotes que foram submetidos e concluída a auditoria técnica, mas ainda pendente de aprovação do Prestador;

  • Aguardando faturamento - status atribuído aos lotes de faturamento importados ou criados no SAW, com parâmetro de Fatura habilitado;

 

9- Geração do Número do Lote de Faturamento:

  • Quando o número do Lote de Faturamento não é informado (no cadastro) o sistema gera automaticamente um número sequencial e o atribui ao Lote de Faturamento recém criado.

 

10- Calendário de faturamento

  • O calendário de faturamento é definido pela Operadora, e estabelece os prazos e/ou intervalos em que é permitido o envio de lotes de faturamento;

  • Não é permitodo enviar lotes em versões diferentes da versão definida para o Prestador;

  • Não é permitido enviar o mesmo lote duas vezes;

  • Não é permitido enviar lotes de faturamento fora do período permitido no calendário de faturamento;

 

 

 

Passo a Passo

Pré-condições: usuário logado no SAW.

 

Passo 1 - Acessar o menu PESQUISAR > FATURAMENTO ELETRÔNICO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

Passo 2 - Na tela inicial do módulo de Faturamento Eletrônico, o usuário deve acessar a ação ENVIAR XML, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 3 - Na tela de envio de lotes (arquivos XML), o usuário deve selecionar o Prestador Financeiro, selecionar o arquivo/lote na sua estação de trabalho e acessar a opção ENVIAR ARQUIVO, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 4 - O usuário deve atestar se a mensagem de sucesso "Lote de Faturamento e arquivo XML cadastrados com sucesso!" no topo da tela e se o lote aparece na lista de lotes, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

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