Operação - Cadastrar novo lote de faturamento
Descrição |
Regras de Negócio |
Restrições |
Operação que permite cadastrar / registrar um novo Lote de Faturamento.
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1- Pré-condições para visualizar as guias TISS do lote
2- Tipos de Lotes de Faturamento
O lote de faturamento só pode conter guias do mesmo tipo do lote, ou seja:
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SP/SADT;
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RESUMO INTERNAÇÃO;
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CONSULTA;
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HONORÁRIOS;
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ODONTOLOGIA;
3- Tipos de Faturamento
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Faturamento Seriado: faturamento de procedimentos que são realizados de forma seriada, ou seja, procedimentos como fisioterapia (que possuem data de realizações distintas). Neste caso o faturamento realizado diz respeito aos procedimentos, o que permite que uma mesma guia esteja presente em um ou mais lotes de faturamento;
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Faturamento Total: diz respeito a totalidade dos procedimentos realizados (em uma única guia) o que não permite que uma mesma guia esteja presente em mais de um lote de faturamento;
4- Prazo de Faturamento
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O prazo para faturamento de uma Guia é determinado / parametrizado por cada Operadora;
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O prazo default (padrão) para faturamento de uma Guia é de 40 dias a contar da data de realização do (s) procedimento (s);
5- Quantidade de Guias por Lote
6- Status do Lote de Faturamento (Ciclo de Vida)
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Em aberto - status definido quando o Lote de Faturamento não é fechado pelo Prestador;
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Fechado - status definido quando o lote de faturamento está disponível para análise na Operadora. Enquanto o Lote de Faturamento estiver com esse status o mesmo não pode ser alterado pelo Prestador e está ENTREGUE a Operadora;
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Em análise - status definido quando o Lote de Faturamento estiver em análise na Operadora, esse é o status inicial do Lote de Faturamento, após a Operadora iniciar o atendimento;
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Revisão - status definido quando na análise do Lote de Faturamento pela Operadora, for encontrada alguma pendência. Neste caso o Prestador deve corrigir a pendência e reenviar o Lote no SAW, alterando novamente seu status para Fechada;
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Processado - status definido após a análise do Lote da Operadora. É a situação final do Lote de Faturamento na Operadora, e a partir deste momento o Lote de Faturamento está disponível para download pelo Prestador, do arquivo XML de Demonstrativo de Pagamento e opcionalmente, o Demonstrativo de Glosa.
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Aguardando auditoria técnica- status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica de Contas Médicas, porém a auditoria não foi iniciada;
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Em auditoria - status atribuído aos lotes que foram criados ou importados para a Operadora / Prestador que utiliza o módulo de Auditoria Técnica e que já iniciou o processo de auditoria;
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Pendente de aprovação: status atribuído aos lotes que foram submetidos e concluída a auditoria técnica, mas ainda pendente de aprovação do Prestador;
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Aguardando faturamento - status atribuído aos lotes de faturamento importados ou criados no SAW, com parâmetro de Fatura habilitado;
7- Geração do Número do Lote de Faturamento:
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Quando o Prestador Financeiro é definido em sistema não é possível alterar o atributo "Prestador do Faturamento" no formulário de cadastro de Novo Lote;
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2- O faturamento seriado se aplica apenas a Guias SP/SADT;
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Não é possível inserir determinado tipo de Guias (TISS) em um Lote de Faturamento de outro tipo de Guia, ou seja, se o Lote criado foi de SP/SADT então só é possível incluir nesse Lote as Guias do tipo SP/SADT;
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Caso o local de atendimento possua apenas um Prestador Financeiro, o sistema irá definí-lo automaticamente, não é possível sua alteração.
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Passo a Passo
Pré-condições: usuário logado no SAW.
Passo 1 - Acessar o menu PESQUISAR > FATURAMENTO ELETRÔNICO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

Passo 2 - Na tela inicial do módulo de Faturamento Eletrônico o usuário deve acessar a ação NOVO LOTE, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

Passo 3 - Na tela de cadastro de um novo lote de faturamento o usuário deve informar os campos obrigatório e acessar CADASTRAR, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

O detalhamento dos campos numerados na imagem acima estão melhor detalhados a seguir:
1) Número do Lote: campo de preenchimento opcional, caso não seja informado nenhum número o sistema utilizará o menor número sequencial disponível;
2) Prestador Faturamento: campo somente leitura preenchido automaticamente pelo SAW com o nome do prestador que o usuário logado está associado;
3) Tipo de guia: campo obrigatório onde deve ser selecionado o tipo de guia do lote em questão;
4) Versão XML: campo obrigatório onde deve ser selecionado a versão TISS do respectivo local de atendimento, só deve ser alterada a versão nos casos em que existe necessidade de cobrança em versões anteriores a versão atual;
5) Número da fatura: campo de preenchimento opcional onde pode ser informado o número da faturamento referente a cobrança financeira deste lote;
6) Número da Nota Fiscal: campo de preenchimento opcional onde pode ser informado o número da nota fiscal referente a fatura emitida para esta cobrança lote;
Passo 4 - O usuário deve preencher os campos do formulário de cadastro de lote e acessar a opção CADASTRAR, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

Passo 5 - Após o cadastro do Lote o sistema redireciona o usuário para tela de pesquisa e listagem de lotes, o usuário deve atestar se o lote cadastrada consta na lista de lotes em ABERTO, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

Passo 6 - A partir desse ponto inicia a operação de MANIPULAR LOTE que pode ser acessada a partir da lista completa de operações do Prestador.

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