Operação - Cadastrar Guia de OPME

Descrição Regras de Negócio Restrições

Operação que permite cadastrar Guias de Anexo de OPME no padrão TISS 3.0.

 

Utilizada na solicitação de autorização para utilização de órteses, próteses e materiais especiais.

 

Essa guia de anexo deve ser utilizada para cobrança de OPME, e obrigatoriamente deve estar vinculada à uma Guia de Solicitação de Internação ou à uma Guia de SP/SADT.

 

O preenchimento da guia no SAW é o mesmo da guia em meio físico. O sistema oferece diversas  facilidades para o usuário.

 

Os campos em branco deverão ser preenchidos obrigatoriamente, os demais campos (em verde) terão seu preenchimento opcional ou conforme a parametrização das regras de atendimento.

1- Guia principal:

Para cadastrar uma Guia de OPME é obrigatório informar o número da guia principal, que deve ser uma Guia de Internação ou de SP/SADT.

As guias principais disponíveis para pesquisa e seleção / associação são apenas as com status "AUTORIZADA" ou "AUTORIZADA PARCIAL", guias de internação com outro status não aparecem na pesquisa de guia principal.

 

2- Status possíveis da Guia

 

3- Autorização de Solicitações

As autorizações ou negativas de solicitações (guias TISS) podem ser feitas de duas maneiras, são elas:

  • Autorização automática feita pelo sistema de acordo com as validações definidas pela operadora que podem ser sobre as quantidades solicitadas, os prazos e recorrência entre solicitações, planos e coberturas, rede de atendimento dentre outros;

  • Autorização manual, feita pelo auditor nas solicitações que foram encaminhas para auditoria;

 

4- Processo de Autorização de Solicitações

 

5- Tabela TUSS

As tabelas de serviços e procedimentos disponíveis durante o registro de Guias de OPME são apenas as permitidas / parametrizadas pela Operadora, por padrão será permitida apenas o uso da tabela "TUSS de procedimentos e eventos em saúde".

 

6- Versão TISS

   A versão vigente do Padrão TISS é a 3.02.01, porém o SAW também possui interface, caso habilitado pela sua Operadora, para o registro e para o faturamento de guias no padrão anterior;

  • O acesso à opção de Cadastro de Guias de OPME só é apresentado na interface dos Prestadores / Locais de atendimento com permissão definida em sistema. Se for o caso solicite o acesso ou bloqueio à essa funcionalidade para a Operadora;

  • A versão TISS disponível na sua interface web é administrada pela Operadora de Planos de Saúde, caso seja necessário solicite o acesso para versões anteriores do Padrão TISS;

 

 

Passo a Passo

Pré-condições: usuário logado no SAW.

 

Passo 1 - Acessar o menu TISS > PAINEL DE EXECUÇÃO, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 2 - No Painel de Execução o usuário deve acessar a opção GUIA DE OPME, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 3 - Iniciar o preenchimento da GUIA DE OPME, os campos em branco são de preenchimento obrigatório. Abaixo a imagem da guia em branco.

 

 

 

 

 

Passo 4 - O usuário deve selecionar a opção PESQUISAR, para informar a guia principal (de INTERNAÇÃO e/ou SP/SADT), conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo:

 

 

 

Passo 5 - O usuário deve informar o número da Guia principal (de Internação ou de SP/SADT com status AUTORIZADA ou AUTORIZADA PARCIAL) e acessar a opção PESQUISAR, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo:

 

 

 

 

Passo 6 - O usuário deve informar selecionar a guia de interesse e acessar a opção SELECIONAR GUIA PRINCIPAL, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo:

 

 

 

 

 

Passo 7 - O usuário deve preencher os demais campos obrigatórios da guia (campos em branco)  e acessar a opção GRAVAR, no topo da tela, conforme pode ser observado em destaque na imagem abaixo.

 

 

 

 

Passo 8 - Atestar se a mensagem de "DADOS DO ANEXO DE OPME Nº 0000000 / Número de Solicitação de auditoria: 00000000" e "ANEXO DE SOLICITAÇÃO DE ÓRTESES, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS OPME  3.0 / Status: AGUARDANDO" foram apresentadas no topo da tela, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

Voltar