Instruções de Preenchimento - Guia de Consulta Eletiva

 

 

Ao visualizar a guia, passamos ao preenchimento:

 

 

Dados da Guia

 

1 - Registro na ANS: O campo refere-se ao registro da Operadora na ANS. No SAW o campo já virá preenchido.

 

2 - Número da Guia: O campo número da guia aparecerá em branco no sistema, mas poderá ser editado pelo usuário. No caso de a guia estar sendo gerada diretamente no sistema, o usuário deverá deixar o campo em branco, para que ao final da solicitação o sistema gere um número de guia. Caso o usuário esteja transcrevendo uma guia em meio físico para o sistema, deverá inserir no campo 2 - Número da Guia o número da guia em meio físico.

 

3 - Data de Emissão da Guia: O sistema preencherá automaticamente com a data atual.

 

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Imagem: formulário para cadastro de Guias de Consulta Eletiva, campos de identificação da Guia.

 

 

 

Dados do Beneficiário

 

4 - Número da Carteira: O campo do que deverá ser inserido o número da carteirinha do beneficiário é dividido em dois pequenos campos:

 

      • o primeiro campo comporta 3 dígitos, que são referentes à Unimed do Beneficiário. Ao digitar os três primeiros números da carteira, ao lado do campo aparecerá o nome da Unimed do beneficiário para que o usuário possa conferir com a carteira do beneficiário e evitar erros de digitação.

 

      • o segundo campo comporta 16 dígitos que são referentes à matrícula do beneficiário. Ao preencher o número da carteirinha, caso a Unimed do Beneficiário utilize o SAW, os demais dados do beneficiário serão preenchidos automaticamente. Se a Unimed do Beneficiário não utilizar o SAW, o usuário deverá preencher manualmente os demais dados do beneficiário.

 

5 - Plano: O campo para o plano do beneficiário, quando não vier preenchido automaticamente, poderá ser verificado na carteirinha do beneficiário, caso não exista um campo específico na carteirinha informando o plano, o usuário poderá preencher com a abrangência de atendimento do usuário: Nacional ou Regional.

 

6 - Validade da Carteirinha:  A validade da carteirinha é um dado importante para a autorização de procedimentos. É uma boa prática preencher o campo correspondente à validade da carteirinha, mesmo sendo opcional.

 

7 - Nome: Campo para ser inserido o Nome do Beneficiário.

 

8 - Número do Cartão Nacional de Saúde: Poderá ser inserido o número do Cartão Nacional de Saúde, lembrando que é um campo opcional.

 

 

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Imagem: formulário para cadastro de Guias de Consulta Eletiva, dados do beneficiário.

 

 

 

Dados do Contratato

 

9 - Código na Operadora: O campo Código na Operadora utiliza um recurso para fácil preenchimento dos campos, o usuário poderá inserir o código do prestador na operadora ou partes do nome do prestador, que o SAW irá mostrando automaticamente os prestadores existentes.

 

 

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Clique no prestador correto para que o sistema preencha os demais campos

automaticamente. Caso o prestador selecionado no campo 9 seja uma pessoa

 física, o campo 20 torna-se opcional, caso contrário o usuário deverá preencher

o campo 20 com o Nome do Profissional Solicitante.

 

 

 

10 - Nome do Contratado: Será preenchido automaticamente quando o campo 9 for preenchido.

 

11 - Código CNEs: Código CNES do prestador contratado.

 

12 - T.Log: Tipo de Logradouro conforme a tabela de domínio da ANS.

 

13 - Logradouro: Logradouro do endereço do contratado.

 

14 - Número: Número do endereço do contratado.

 

15 - Complemento: Complemento do endereço do contratado.

 

16 - Município: Município do contratado.

 

17 - UF: Sigla da Unidade Federativa do contratado.

 

18 - Código do IBGE: Código do IBGE do município do contratado.

 

19 - CEP: CEP do contratado.

 

20 - Nome do Profissional Executante: Possui a forma de preenchimento idêntica ao campo 9 - Código na Operadora. Ao preencher o campo, o sistema irá preencher automaticamente os demais campos. Caso o SAW deixe algum campo obrigatório em branco, o usuário poderá preencher manualmente.

 

21 - Conselho Profissional: Sigla do conselho profissional do executante conforme a tabela de domínio da ANS.

 

22 - Número no Conselho: Número no conselho do profissional executante.

 

23 - UF Conselho: Sigla da Unidade Federativa do Conselho Profissional do executante.

 

24 - Código CBO-S: Código da especialidade do contratado conforme a tabela de domínio.

 

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Imagem: formulário para cadastro de Guias de Consulta Eletiva, dados do contratado.

 

 

Dados de Hipótese Diagnóstica

 

25 - Tipo de Doença: Aguda ou Crônica

 

26 - Tempo de Doença Referida pelo Paciente: Tempo da doença referido pelo paciente e unidade de tempo: Anos, Meses ou Dias.

 

27 - Indicação de Acidente: Indica se houve acidente de trabalho ou doença relacionada ao trabalho, acidente de trânsito ou outros acidentes.

 

28 - CID10 Principal: Código CID10 do diagnóstico principal. O CID deverá ser digitado sem pontos.

 

29 - CID10 (2): Código CID10 do segundo diagnóstico.

 

30 - CID10 (3): Código CID10 do terceiro diagnóstico.

 

31 - CID10 (4): Código CID10 do quarto diagnóstico.

 

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Imagem: formulário para cadastro de Guias de Consulta Eletiva, dados de Hipótese Diagnóstica.

 

 

 

Dados do Atendimento / Procedimentos realizado

 

32 - Data do Atendimento: Data da realização do atendimento

 

33 - Código da Tabela: Código da tabela utilizada para descrever os procedimentos conforme a tabela de domínio.

 

34 - Código do Procedimento: Será preenchido automaticamente após o preenchimento do campo 33.

 

35 - Tipo de Consulta: Primeira consulta, Seguimento ou Pré-Natal

 

36 - Tipo de Saída: Retorno, Retorno com SADT, Referência, Internação ou Alta. Este campo deverá ser preenchido após o atendimento.

 

37 - Observação: Observações pertinentes ao atendimento.

 

38 - Data e Assinatura do Médico: Após a impressão da guia, o médico deverá datar e assinar a guia.

 

39 - Data e Assinatura do Beneficiário/Responsável: Após a impressão da guia, o beneficiário deverá datar e assinar a guia, comprovando o seu atendimento.

 

 

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Imagem: formulário para cadastro de Guias de Consulta Eletiva, dados do atendimento / procedimento realizado.