Perguntas Frequentes - Prestador

1 - Gestão de Atendimento

 

::+:: Pergunta: Prestadores estão informando que as guias estão vindo sem valores na hora de incluí-las no faturamento. O que deve ser feito para não ocorrer mais esse problema?

Gostaria de saber se não tem como vocês colocarem tudo que estiver com valor zerado nas guias para 1,00 real pois muitos prestadores estão com o mesmo problema e não estão conseguindo fechar seus respectivos lotes por este fator.

 

::+:: Resposta: Você tem que verificar a parametrização das tabelas do seu sistema de gestão com o prestador, pois algum procedimento está valorizado com 0, tanto na SP/SADT quanto na de outras despesas. E no novo faturamento eletrônico não será mais possível inclusão de procedimentos valorizados com 0,00. Tem uma nova parametrização para permitir a inclusão de valor 0,00. ADM -> Local de Atendimento (defina o local de atendimento) -> Faturamento Eletrônico -> Permite Incluir Procedimento com Valor Zero.

 

 

::+:: Pergunta: O que ocorre quando é solicitado o "encerramento ou prorrogação" de uma guia, o sistema informa que não é possível  finalizar o processo devido, a guia já está em produção médica.

 

::+:: Resposta: Produção Medica é  o método usado para informar que a guia já está em processo de faturamento, sendo que neste estágio não é possível a alteração da guia. Caso tenha duvidas de se a guia pode está em processo de faturamento entre em contato com o suporte de sua Unimed.

Obs: há um caso incomum em que a chave(autorização) não é visualizada, isto também

impossibilita o fechamento da guia, neste caso, cancele a guia atual e gere uma nova.

 

 

::+:: Pergunta:  Não consigo visualizar guias autorizadas automaticamente.

 

::+:: Resposta: Diversos motivos podem justificar a não exibição / disponibilização das Guias, para determinados usuários, os principais motivos são:  

Motivo 01 – Falha de comunicação com a base de dados do sistema de gestão;  

Motivo 02 – Dados corrompidos em momento de uso excessivo ou na base de dados do sistema de gestão;  Itens a serem verificados: Conexão ativa com o servidor de banco de dados.

 

 

::+:: Pergunta: Guia autorizada! Porém não consta o nome do contratado. O usuário solicita

que seja verificado o problema e insira o nome.

 

::+:: Resposta: Toda guia que tem algum campo errado, ou campo em branco, tem que ser passada

para o 2º nível para que seja atualizada diretamente pelo banco de dados (SQL developer).

 

 

::+:: Pergunta: Porque não foi possível alterar a data de vencimento da guia?

 

::+:: Resposta: Esse erro ocorre devido a problema no sistema de gestão.

 

 

::+:: Pergunta: Porque não foi possível alterar a data de vencimento da guia?

 

::+:: Resposta: Esse erro ocorre devido algum problema no sistema de gestão.

 

 

::+:: Pergunta: Quais são as regras de funcionamento para cobrança de materiais e medicamentos

nas guias, sendo que é informado um prestador executante e um prestador financeiro?

 

::+:: Resposta:  A guia de Outras Despesas é totalmente vinculada à guia de SP/SADT, principalmente por questões de cobrança. Quando o faturamento for feito para uma clínica, o campo da guia de SP/SADT referente ao contratado executante deve ser correspondente à guia, e o campo referente ao profissional executante deve ser realmente o profissional, a guia de Outras Despesas quando gerada deve ser paga exatamente ao contratado executante, seja ele a clínica ou o profissional. Não é possível desvincular a cobrança do contratado executante da guia de Outras Despesas, pois no padrão de cobrança da TISS, as diversas guias de Outras Despesas nem possuem dados relativos a contratado, verifique os manuais. As outras despesas são cobradas como despesas, não como guias. Independentemente se existe uma ou mais guias de Outras Despesas, a cobrança é feita somente como despesas, sem referências a guias. Tanto é que a guia de Outras Despesas não possui numeração.

 

 

::+:: Pergunta: Por que não consigo digitar o numero do cartão do beneficiário em uma guia(SP/SADT; internação).

 

::+:: Resposta: Isto ocorre por que o seu local de atendimento, está parametrizado para permitir somente o leitor de cartão e não a digitação dos números, entre em contato com sua Unimed, caso de necessite de alterar a parametrização.

 

 

::+:: Pergunta: Há alguns beneficiários, que em caso de consulta (mesmo sendo a primeira) está caindo em RETORNO, Porque as guias destes  beneficiários entram nesta situação.

 

::+:: Resposta: O Motivo  é que a transação de parametrização em sua Unimed, em casos de autorizações que sejam intercâmbio possa está como  PTA - sendo que este  padrão de transação não comporta a informação do código específico do prestador que realizou o atendimento (médico cooperador/credenciado da Unimed), Este padrão faz com que a  informação fique no sistema de gestão somente da Unimed Executante. O  Infomed retorna a negativa com  status ''retorno''. A solução é alterar o padrão de autorizações no intercâmbio para PTU, que comporta a informação do prestador executante. Essa alteração evitará que essas ocorrências se repitam.

 

 

::+:: Pergunta: O setor de autorização de guias em uma unimed não está recebendo as solicitações dos prestadores para a correção da guias. As guias estão sendo enviadas diretamente para a unimed do beneficiário.  O fato ocorre por parametrização do SAW?

 

::+:: Resposta:Correto. Há um parametrização do no SAW referente ao perfil Prestador de cada atendente. Esta parametrização define para onde a guia será encaminhada. Podendo habilitar as seguintes opções:  1- Unimed local;  2- Unimed beneficiário; 3- Ambos. A primeira opção deve está marcada, já que há necessidade de que a Unimed local analise a guia.

 

 

2 - Faturamento Eletrônico

 

::+:: Pergunta : O usuário não consegue imprimir a capa do lote de faturamento ao solicitar segue a seguinte mensagem de erro:”Ocorreu um ERRO inesperado no sistema/por favor entre em contato com suporte. AnsTISS:mensagemTISS”.

 

::+:: Resposta: Este erro ocorre por que a versão do faturamento está  selecionada como “Faturamento Antigo”. Esta verificação efetuada pelo ADMINISTRADOR da Unimed responsável:

passos: parametrização->parâmetros da Unimed->Versão do Faturamento: 'faturamento antigo' ou 'novo faturamento'. A versão novo faturamento deve ser habilitada.

 

 

::+:: Pergunta: Não consigo localizar uma guia para a inclusão no lote de faturamento. Como proceder?

 

 ::+:: Resposta: A parametrização definida para o local de atendimento  não permite a visualização e inclusão de guias nos lotes de faturarmento.

Nesse caso, três verificações devem ser realizadas:

Motivo 1 Parametrização do local de atendimento no SAW.: neesse caso, recomendamos que seja feito contato com a respectiva operadora solicitando  a verificação da parametrização do local de atendimento.

Os seguites itens devem ser verificados,  nas funcionalidades de parametrização de local de atendimento do perfil Administrador:

a) Verificar se o prestador está definido como Prestador de Faturamento.

b) Caso não tenha Prestador de Faturamento, verficar em Prestador Executante,  o nome do Prestador Executante para definir como Prestador de Faturamento.

 

 

::+:: Pergunta: Visualizo a Guia, mas não consigo incluí-la  no Lote de Faturamento. Como proceder?

 

::+::Resposta: A parametrização definida no  sistema gestão não está permitindo a inclusão de guias no lote de faturamento. Nesse caso devem ser verificados:

Motivo 1 -  Parametrização do Sistema Gestão: nesse caso, recomendamos que seja feito contato com a respectiva operadora solicitando  a verificação da parametrização do sistema de gestão.

Os itens abaixo devem ser verificados:

a) Devem verificar  as tabelas de pagamentos do Prestador Executante disponível na guia.

b) Verificar os parâmetros do serviço, se a tabela de pagamento do Prestador está disponível na tabelas de serviços do respectivo Prestador.

 

 

 

 

3 - Monitoramento

 

::+:: em construção ::+::

 

4 - Gestão de Usuários

 

::+:: em construção ::+::

 

5 - Gestão de Agenda

 

::+:: em construção ::+::